O QUE É TERAPIA ORTOMOLECULAR?

A Terapia Ortomolecular é um tipo de tratamento complementar que muitas vezes faz uso de suplementos nutricionais e alimentos ricos em vitaminas, como a vitamina C ou vitamina E, para reduzir a quantidade de radicais livres no organismo.

 Os radicais livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo com elétrons altamente instáveis e reativos, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Os radicais livres podem danificar células sadias do nosso corpo, entretanto, nosso organismo possui enzimas protetoras que reparam 99% dos danos causados pela oxidação, ou seja, nosso organismo consegue controlar o nível desses radicais produzidos através do nosso metabolismo, evitando que o corpo esteja num processo constante de inflamação e evitando o surgimento de algumas doenças comuns do envelhecimento, como artrite, cataratas ou até câncer.

Além disso, como funciona principalmente pelo uso de antioxidantes, a Terapia Ortomolecular também pode melhorar o aspecto da pele, melhorando a elasticidade e disfarçando marcas do envelhecimento, como rugas e manchas escuras, por exemplo.

 

Como funciona?

A Terapia Ortomolecular funciona por eliminar o excesso de radicais livres que estão no corpo. Os radicais livres são moléculas muito reativas que conseguem afetar as células saudáveis e que, embora sejam um resultado normal do funcionamento corporal, geralmente precisam ser mantidos em baixas quantidades para não causar danos à saúde.

Assim, quando a quantidade desses radicais é muito elevada, especialmente devido a hábitos de vida pouco saudáveis como o uso de cigarro, consumo de bebidas alcoólicas, uso excessivo de medicamentos ou até exposição solar prolongada, podem acontecer danos nas células saudáveis, provocando um processo de inflamação constante que favorece o surgimento de doenças degenerativas como: Artrite, aterosclerose, cataratas, doença de Alzheimer, doença de Parkinson, câncer, etc.

Além disso, o envelhecimento precoce da pele também é afetado pelo excesso de radicais livres no corpo, sendo a Terapia Ortomolecular um bom tratamento para melhorar a saúde da pele, especialmente em fumantes. Como expressa o Dr. Lair Ribeiro, “através de uma suplementação adequada de vitaminas e minerais, conseguimos morrer jovens o mais tarde possível”.

 

Benefícios da Terapia Ortomolecular

A Terapia Ortomolecular favorece o emagrecimento?

A presença excessiva de radicais livres no organismo, leva a uma inflamação crônica, causando um inchaço nas células, prejudicando o seu funcionamento perfeito, e em consequência favorece um acúmulo de líquidos por todo o corpo. Com a eliminação dos radicais livres, desaparece a inflamação e com isso as células desincham e passam a funcionar normalmente, e a pessoa perde peso.

 

A Terapia Ortomolecular além de favorecer o emagrecimento apresenta vários benefícios para as pessoas que decidem adotar esse tipo de tratamento. Dentre as várias doenças que podem ser evitadas ou tratadas com a Terapia Ortomolecular citaremos algumas: Asma, Hipertensão, Candidíase, Infertilidade, Ansiedade, Depressão, problemas no sistema digestivo, mal de Parkinson, Alzheimer, Diabetes, Obesidade, Câncer e outras

Infelizmente a Terapia Ortomolecular não é amplamente utilizada como instrumento público a favor população. As pessoas poderiam ter uma outra qualidade de vida além da economia que o governo teria adotando esse tratamento na rede pública.

Compartilhar

Facebook

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *