NATUROPATIA OU TRATAMENTOS NATURAIS

naturopatia

“A verdadeira saúde não é simplesmente a ausência de sintomas, mas uma sensação agradável e positiva de seu corpo e uma alegria de viver em seu espírito.” (O.M.S.)

A naturopatia ou tratamento natural, é um método de cuidados que visa a saúde global do ser humano por meio de um controle eficaz de seu modo de vida, de tal forma que o organismo seja levado às condições mais favoráveis possíveis à sua tendência inata e poderosa de se auto curar ou de se melhorar.

O naturopata ou terapeuta naturalista indica como colaborar com o potencial de cura inerente ao organismo.

TRATAMENTO DA DOENÇA

Levando em conta a herança genética, o terapeuta naturalista orienta como controlar as duas grandes causas da doença sobre as quais ele pode agir. Estas causas são a toxemia e as carências nutricionais.

Toxemia

Toxemia é a presença de dejetos no organismo que prejudica e deteriora as células e assim perturba o funcionamento normal dos órgãos. Combatemos a toxemia estimulando a eliminação destas substâncias prejudiciais. Isto exige uma desintoxicação em profundidade e mudança de hábitos alimentares que são as principais causas da mesma.

toxemia

CARÊNCIAS

 

Uma dieta equilibrada em glicídios, proteínas, lipídios, vitaminas minerais e oligoe-lementos, é essencial para o bom funcionamento do organismo e à manutenção de um alto nível de vitalidade. Podemos suprir as carências nutricionais do organismo fornecendo-lhe as substâncias nutritivas necessárias. Isto exige uma nutrição adequada.

dieta

OS PRINCÍPIOS QUE REGEM A NATUROPATIA

Vis medicatrix naturae – A natureza percebe seu próprio poder de cura. O corpo humano possui a capacidade inerente de preservar a saúde e de a restabelecer quando ele a perde. Nós encontramos no organismo vivo, as forças vitais que o permitem consegui-lo. O papel do terapeuta consiste em facilitar o acesso a estas forças identificando e eliminando os obstáculos que a elas se opõem.

Primum non nocere – Primeiro não lesar. Os sintomas de uma doença (a febre por exemplo) podem ser manifestações de um processo de cura. Consequentemente, sua supressão pura e simples pode causar mais malefícios do que benefícios. As intervenções terapêuticas devem então favorecer o processo natural de cura e não contrariá-lo.

Tolle causam – Identificar e tratar a causa. O terapeuta deve pesquisar as causas da doença ao invés de tentar suprimir os sintomas. A doença é vista como último resultado de um desequilíbrio particular. O restabelecimento do equilíbrio natural tem que ser conseguido tratando as causas naturais do mesmo.

Docere – Ensinar. O terapeuta deve orientar o doente no caminho da cura e o ajudar a preservar sua saúde de maneira natural. Ele deve então ensinar-lhe a cuidar de si mesmo se encarregando de seu próprio processo de cura.

CURSO DE HOMEOPATIA

Para pessoas interessadas no aprendizado em Terapias Alternativas, que desejam trabalhar na profissão de terapeuta em clínicas, spas, clínicas de estética, academias de ginástica, clubes esportivos, centros de reabilitação física, hospitais ou ainda como profissional autônomo.